O que é Marketing de Busca?

Marketing de Busca - Cientz ComunicaçãoMarketing de busca, também conhecido como SEM – Search Engine Marketing, é o segmento do marketing digital que tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

No caso de e-commerce, podemos também incluir nesta categoria os buscadores e comparadores de preços também, como Google Shopping, Buscapé e Shopping UOL.

Para quem trabalha com mídias sociais, também é extremamente importante saber o que é marketing de busca, pois seus conceitos são amplamente utilizados em perfis e conteúdos, no que é conhecido como trabalho de SMO – Social Media Optimization – Otimização para mídias sociais, que são estratégias usadas com o objetivo de aumentar a exposição da marca (site, blog, empresa) de modo mais próximo do público.

O objetivo maior de qualquer estratégia de search marketing é conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites ou através de programas como o Google AdWords, os anúncios no Google, e outros oferecidos por buscadores como o Bing.

Basicamente, o marketing de busca se divide em duas categorias, a das buscas orgânicas e os links patrocinados.

  • Busca Orgânica – É o segmento do marketing de busca que trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, por exemplo. É nessa categoria que as estratégias de SEO – Search Engine Optimization surgem como forma de divulgação de um site.
  • Links Patrocinados – É o segmento do Search Engine Marketing que trata exclusivamente dos resultados pagos conseguidos através de ferramentas como o Google AdWords.

Cada uma dessas dimensões do marketing de busca, possui um conjunto de técnicas e se aplica a um determinado momento ou situação. Não há como dizer que uma é mais importante do que a outra, pois cada uma é responsável pela satisfação de uma determinada necessidade em termos de marketing digital.

O marketing de busca é certamente uma das áreas que apresentará maior crescimento no mundo inteiro e por isso é indispensável que ele esteja presente em qualquer planejamento de marketing digital para não perder as ótimas oportunidades que se apresentam nesse segmento do marketing online.

julho 31st, 2017